ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ALGUMAS DEFINIÇÕES IMPORTANTES PARA APLICAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Diogo Nelson Rovadosky IFSUL
  • Camila Chiodi Agostini UFFS/UPF

Palavras-chave:

Pandemia, Metodologias Ativas, Ensino Remoto, Educação a Distância

Resumo

A pandemia de Covid-2019 assolou o mundo no início do ano de 2020 e forçou o isolamento social. Em busca da continuidade da aprendizagem, o Ensino Remoto foi instituído. No entanto, muitas dúvidas surgiram sobre a conceituação dessa forma de ensino e sua aproximação com o Ensino a Distância (EAD). Assim, o presente trabalho tem o objetivo de analisar alguns conceitos iniciais sobre essa modalidade e sua diferenciação do EAD, ambas consideradas metodologias ativas efetivadas através das TDICs. O método de pesquisa utilizado foi o dedutivo-analítico. Assim, muito embora conceitos possam se confundir, verifica-se que ambos possuem diferenciações, não podendo ser tratados de forma equânime. Outrossim, conclui-se que se fazem necessários maiores estudos posteriores e contínuos para consolidar o tema, além da instituição de possíveis definições legais.

Publicado

2021-08-25

Edição

Seção

Artigos