COMPARAÇÃO DO USO DE SALA DE AULA INVERTIDA EM PERÍODO DE ENSINO PRESENCIAL E REMOTO NA UNIDADE CURRICULAR DE PESQUISA MINERAL

Autores

  • Carolina Del Roveri Universidade Federal de Alfenas
  • Amanda Rezende Costa Xavier Universidade Federal de Alfenas

Palavras-chave:

Sala de Aula invertida, Didática, Engenharia, BiCT, Metodologia Ativa

Resumo

Este trabalho visou realizar uma comparação inicial da aplicação da metodologia de Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom) em uma Unidade Curricular ministrada no âmbito do Curso de Engenharia de Minas de uma Universidade Federal situada no Sul do Estado de Minas Gerais, em semestres de ensino presencial e períodos de ensino remoto. Nos dois contextos, a receptividade de utilização da metodologia foi acompanhada por meio de aplicação de formulários avaliativos aos estudantes, rodas de conversas, assim como pela análise de rendimento nas atividades avaliativas. O acompanhamento foi realizado em quatro semestres de ensino presencial (2018 e 2019) e dois períodos de ensino remoto (2020). Em linhas gerais, pode-se delimitar dois grupos de observações: um, de questões gerais, a respeito do uso da metodologia nos dois contextos de ensino (quando comparados a um cenário de metodologias de ensino tradicionais) e outro de impressões relativas especificamente ao ensino remoto. Verifica-se que o uso desta metodologia é bastante positivo para a aprendizagem no âmbito da Unidade Curricular analisada, quando se compara com o ensino tradicional. Porém, verifica-se certa resistência de parte dos discentes em sua aplicação, pois a dedicação requerida é maior por parte deles, uma vez que eles se tornam protagonistas de seu processo de aprendizagem.

Publicado

2022-02-02

Edição

Seção

Artigos