EXPERIMENTAÇÃO LÚDICA: FÍSICO-QUÍMICA EM UM CONTEXTO REMOTO

Autores

  • Fernanda Tátia Cruz Universidade Federal de Ouro Preto
  • Melissa Muniz Miranda de Souza Universidade Federal de Ouro Preto/Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas
  • Helly Pablo Vieira Ribeiro Universidade Federal de Ouro Preto/Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas
  • Lucília Alves Linhares Universidade Federal de Ouro Preto/Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas

Palavras-chave:

Físico-Química, Lúdico, Interatividade, Ciências, Ensino Remoto

Resumo

O processo de ensino deve sofrer revisões constantes, especialmente diante de um cenário adverso como o de uma pandemia. No ensino da físico-química, nota-se discentes com dificuldade em assimilar conteúdos, possivelmente pela falta de aplicações teórico experimental. Objetivando aproximar a experimentação em um contexto de isolamento social, apresentou-se práticas de fácil compreensão, baixo custo e simples replicação. Através de encontros virtuais, explicou-se conteúdos teóricos e vídeos de aulas práticas previamente gravados. Foram utilizados recursos interativos a citar: Slido, Kahoot, Podcast, Nuggets, Gifs, memes, Google Forms e WhatsApp. Constatou-se que o experimento favorito dos alunos foi o de caráter mais visual das aplicações teórico-práticas e 100% afirmaram que as aplicações ajudaram na compreensão do conteúdo. O principal propósito da ação foi apresentar aos alunos uma abordagem mais dinâmica e atrativa de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Melissa Muniz Miranda de Souza, Universidade Federal de Ouro Preto/Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas

O processo de ensino deve sofrer revisões constantes, especialmente diante de um cenário adverso como o de uma pandemia. No ensino da físico-química, nota-se discentes com dificuldade em assimilar conteúdos, possivelmente pela falta de aplicações teórico experimental. Objetivando aproximar a experimentação em um contexto de isolamento social, apresentou-se práticas de fácil compreensão, baixo custo e simples replicação. Através de encontros virtuais, explicou-se conteúdos teóricos e vídeos de aulas práticas previamente gravados. Foram utilizados recursos interativos a citar: Slido, Kahoot, Podcast, Nuggets, Gifs, memes, Google Forms e WhatsApp. Constatou-se que o experimento favorito dos alunos foi o de caráter mais visual das aplicações teórico-práticas e 100% afirmaram que as aplicações ajudaram na compreensão do conteúdo. O principal propósito da ação foi apresentar aos alunos uma abordagem mais dinâmica e atrativa de ensino-aprendizagem.

Helly Pablo Vieira Ribeiro, Universidade Federal de Ouro Preto/Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas

O processo de ensino deve sofrer revisões constantes, especialmente diante de um cenário adverso como o de uma pandemia. No ensino da físico-química, nota-se discentes com dificuldade em assimilar conteúdos, possivelmente pela falta de aplicações teórico experimental. Objetivando aproximar a experimentação em um contexto de isolamento social, apresentou-se práticas de fácil compreensão, baixo custo e simples replicação. Através de encontros virtuais, explicou-se conteúdos teóricos e vídeos de aulas práticas previamente gravados. Foram utilizados recursos interativos a citar: Slido, Kahoot, Podcast, Nuggets, Gifs, memes, Google Forms e WhatsApp. Constatou-se que o experimento favorito dos alunos foi o de caráter mais visual das aplicações teórico-práticas e 100% afirmaram que as aplicações ajudaram na compreensão do conteúdo. O principal propósito da ação foi apresentar aos alunos uma abordagem mais dinâmica e atrativa de ensino-aprendizagem.

Lucília Alves Linhares, Universidade Federal de Ouro Preto/Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas

O processo de ensino deve sofrer revisões constantes, especialmente diante de um cenário adverso como o de uma pandemia. No ensino da físico-química, nota-se discentes com dificuldade em assimilar conteúdos, possivelmente pela falta de aplicações teórico experimental. Objetivando aproximar a experimentação em um contexto de isolamento social, apresentou-se práticas de fácil compreensão, baixo custo e simples replicação. Através de encontros virtuais, explicou-se conteúdos teóricos e vídeos de aulas práticas previamente gravados. Foram utilizados recursos interativos a citar: Slido, Kahoot, Podcast, Nuggets, Gifs, memes, Google Forms e WhatsApp. Constatou-se que o experimento favorito dos alunos foi o de caráter mais visual das aplicações teórico-práticas e 100% afirmaram que as aplicações ajudaram na compreensão do conteúdo. O principal propósito da ação foi apresentar aos alunos uma abordagem mais dinâmica e atrativa de ensino-aprendizagem.

Publicado

2022-02-02

Edição

Seção

Artigos