ARTEFATOS TECNOLÓGICOS DE APRENDIZAGEM APLICADOS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Autores

  • Gabriel Ramos Ferreira UFABC/CECS
  • Cláudia Celeste Celestino UFABC/CECS
  • Wesley Góis UFABC/CECS
  • Cláudia de Oliveira Lozada UFAL/IM

Palavras-chave:

Ciência, Tecnologia, Extensão, Ensino, Interdisciplinaridade

Resumo

O ASTROEM é um projeto de extensão universitário, financiado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, com objetivo de integrar a cultura aeroespacial com os conteúdos formativos do ensino básico. Algumas ações do ASTROEM estão estruturadas em cursos e formação de professores. Durante a pandemia da Covid-19, nos anos de 2020 e 2021, todas as estratégias do ASTROEM foram modificadas no sentido de atender, via ensino remoto emergencial, os objetivos desta ação. Um dos desafios de desenvolver esta ação, em meio remoto, foi o engajamento dos cursistas. Por outro lado, com a estratégia de curso remoto, alcançaram-se alunos e escolas fora da região metropolitana de São Paulo.  Por fim, mesmo nesta situação de pandemia, também foi possível aplicar a metodologia ASTROEM e contribuir com a formação interdisciplinar dos alunos.

 

Publicado

2022-02-02

Edição

Seção

Artigos