Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO

A Revista EducEaD é uma publicação da Diretoria de Educação Aberta e a Distância  da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Tem por objetivo publicar estudos relacionados à Educação a Distância em níveis regional, nacional e internacional. Sua publicação é anual e os artigos são recebidos em modo fluxo contínuo.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

A avaliação dos originais obedecerá aos processos de arbitragem por pares. Os trabalhos deverão ser enviados via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) e serão submetidos ao juízo do Conselho Editorial, para verificação de adequação à política editorial da revista e do cumprimento de exigências normativas. Os artigos serão encaminhados, sem identificação, a no mínimo dois avaliadores externos. No caso de discrepância avaliativa será enviado a um terceiro parecerista. O nome dos avaliadores será mantido em sigilo.


PERIODICIDADE

Trata-se de uma revista anual de fluxo contínuo.


POLÍTICAS DE SEÇÃO

Serão considerados para publicação na Revista EducEaD manuscritos em Português, sobre Educação a Distância de caráter regional, nacional e internacional.


Artigos Originais


Nesta seção poderão ser publicados trabalhos de pesquisas relacionadas à Educação a Distância e divulgação de experiências inovadoras no ensino de graduação e pós- graduação. Deverão ter no máximo 20 páginas, incluindo figuras, tabelas, esquemas, e outros elementos.


Relatos de Experiências


Nesta seção poderão ser publicados artigos que descrevam precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para a Educação a Distância. Deverão ter no máximo 20 páginas, incluindo figuras, tabelas, esquemas e outros elementos.


Artigos Convidados

Nesta seção serão publicados artigos destinados à apresentação do progresso e assuntos de relevância em EaD com o objetivo de dar uma visão crítica do estado da arte do ponto de vista do especialista altamente qualificado e experiente. Deverão ter no máximo 30 páginas, incluindo figuras, tabelas, esquemas e outros elementos.

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE


A revista dispõe de publicação apenas on-line com acesso livre e gratuito ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

LINHAS EDITORIAIS 

A publicação da Revista de Educação a Distância dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – EducEad é de responsabilidade da Diretoria de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. A Revista EducEaD adota como linha editorial as linhas de pesquisa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação a Distância (GEPEaD):


Linha 1 - Políticas Públicas em Educação a Distância

O objetivo desta linha é desenvolver estudos sobre as políticas públicas em âmbito nacional e internacional e a interface das mesmas com a Educação a Distância em seus aspectos cognitivo-afetivos, históricos e culturais. Serão enfatizadas ainda, as relações  estabelecidas entre Estado e sociedade civil no contexto sócio-econômico contemporâneo em prol da elaboração/implantação das políticas educacionais.


Linha 2 – Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação

O objetivo desta linha é estudar/desenvolver metodologias sobre o uso das TDICs nos diversos espaços de aprendizagem, com suporte em ambientes virtuais, como o apoio à formação presencial, a distância ou semipresencial. Será enfatizada a utilização de ambientes de aprendizagem voltados à construção de um conhecimento autônomo, numa abordagem transdisciplinar, dentro de novos paradigmas educacionais.

Linha 3 - Processos teórico-experimentais de ensino e aprendizagem das Ciências
Exatas e da Terra na modalidade a distância

O objetivo desta linha é desenvolver investigações teóricas e/ou aplicadas nos campos das Ciências Exatas e da Terra, priorizando a interface das mesmas com as práticas pedagógicas envolvidas nos processos de ensino e aprendizagem das disciplinas de Física, Química e Matemática.

DECLARAÇÃO DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.