FERRAMENTAS DE ENSINO REMOTO: NOVAS TENDÊNCIAS PARA O ENSINO SUPERIOR A PARTIR DO CONTEXTO DA PANDEMIA

Autores

  • Dilson Domingos Macedo Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA
  • José Renato de Oliveira Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA

Palavras-chave:

Tecnologias educacionais, Ensino presencial , Ensino remoto , Inovação, TIC

Resumo

No cenário da pandemia de Covid-19, caracterizado pelo isolamento e distanciamento social, os recursos tecnológicos digitais assumiram papel determinante para exequibilidade do ensino remoto. A demanda por uma opção ao ensino presencial foi ponto culminante para a celeridade de implantação da metodologia de ensino. Por conseguinte, as instituições de ensino precisaram reformular os procedimentos pedagógicos, tendo como base o uso de tecnologias educacionais. Nessa linha, objetiva-se analisar as ferramentas digitais educacionais que ganharam expressão ao viabilizar e promover o ensino remoto durante a pandemia e que possam ser incorporadas à rotina de ensino e aprendizagem para inovar a educação formal presencial de ensino superior no contexto da pandemia. Neste estudo entrevistou-se um total de 106 pessoas, entre docentes e discentes, através de questionários com perguntas fechadas e abertas, tanto da rede pública quanto privada de ensino superior. Através da entrevista online coletaram-se dados sobre o uso de ferramentas educacionais em uso no modo remoto e cujos benefícios poderiam ser mantidos no ensino presencial. Os resultados evidenciaram que o panorama atual aponta para múltiplas opções de tecnologias da informação e comunicação que, associadas a estratégias didáticas devidas, configuram-se como fértil horizonte para a evolução e incremento do processo de ensino-aprendizagem, assim como para a convergência das práticas presenciais e tecnologias aplicadas ao ensino remoto.

Publicado

2022-02-02

Edição

Seção

Artigos