POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DA REDE SOCIAL INSTAGRAM NO ENSINO DE ESPANHOL COM ALUNOS UNIVERSITÁRIOS PORTUGUESES

Autores

Palavras-chave:

Redes Sociais, Instagram, Ferramenta didática, Ensino de línguas estrangeiras

Resumo

Na sociedade da atualidade, as redes sociais assumem um papel emergente, uma vez que os jovens encontram-se cotidianamente interconectados neste “mundo” digital. Dessa maneira, percebe-se que os processos educacionais deverão integrar estas realidades digitais, no intuito de se adaptar a esta nova necessidade. É neste contexto que se enquadra esta investigação-ação, que foi desenvolvida com alunos portugueses do ensino superior, os quais frequentavam a unidade curricular optativa de Espanhol. O trabalho, que teve como objetivo analisar as potencialidades pedagógicas da rede social Instagram, foi desenvolvido em três fases, através das quais foi feito o planejamento das unidades didáticas a serem abordadas, a veiculação das publicações e a análise das decorrentes reações dos alunos. Os resultados obtidos revelam que a ferramenta propiciou o estabelecimento de um canal de comunicação enriquecedor, tornando-se, por isso, um importante recurso auxiliar/complementar ao processo de ensino e aprendizagem desenvolvido na sala de aula, promovendo a interação, a motivação e a participação dos estudantes ao associar a educação formal, não formal e informal. No entanto, apesar das evidências de potencial pedagógico da rede social Instagram, a sua utilização como recurso didático carece de grandes mudanças no paradigma tradicional das práticas educativas, bem como de mais estudos e investigações.

Publicado

2023-03-16

Edição

Seção

Artigos