A COMUNICAÇÃO DE ALUNOS DE UM CURSO SUPERIOR A DISTÂNCIA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

Palavras-chave:

Educação Superior, Ambiente Virtual, AVA, EaD, Covid-19

Resumo

Comunicação é um elemento essencial para o perfeito funcionamento de qualquer curso, principalmente na educação a distância. Na educação a distância, devido à separação espacial e temporal dos participantes, a comunicação face a face é substituída por interações mediadas por recursos tecnológicos, o que pode interferir no entendimento da mensagem. Durante a pandemia de Covid-19, todo o processo educacional se tornou dependente de ferramentas online, incluindo a comunicação entre estudantes e tutores. Este trabalho tem como objetivo identificar as principais ferramentas utilizadas por alunos de um curso a distância para a comunicação. Questionários foram utilizados para entrevistar estudantes. A maioria dos estudantes afirmou se comunicar com seus tutores, citando o ambiente virtual, o WhatsApp e o telefone como principais ferramentas. WhatsApp, telefone (ligação) e e-mail pessoal foram apontadas como as principais ferramentas utilizadas para a comunicação com outros alunos do curso. Em relação às ferramentas disponíveis no ambiente virtual do curso, sala de tutoria e e-mail foram apontadas como as ferramentas mais utilizadas. A maioria dos participantes afirmou não ter se sentido isolada durante o curso. Os que se sentiram isolados, apontaram os seguintes motivos: falta de acolhimento do receptor; falta de clareza da mensagem e outro motivo. Esperamos, com este trabalho, contribuir para uma maior compreensão acerca da comunicação em educação a distância.

Biografia do Autor

Leandro de Oliveira Silva, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Doutor em Biotecnologia Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro; Tutor do Curso de Graduação em Ciências Biológicas EAD-UENF; Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil

Publicado

2023-03-16

Edição

Seção

Artigos