A ATIVIDADE DE MONITORIA EM UM CURSO DE PEDAGOGIA EAD

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Shirley de Lima Ferreira Arantes Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) https://orcid.org/0000-0003-4998-1914
  • Aline Regina Maia Passos Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Anágnia Flóis Gomes Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Margareth Apolinária Ferreira Universidade do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave:

Monitoria. EAD. Pedagogia. Piaget.

Resumo

O artigo relata projeto de ensino construído na atividade de monitoria na disciplina Psicologia da Educação em Curso de Pedagogia EAD, com objetivo de divulgação científica das bases teórico-epistemológicas do desenvolvimento e aprendizagem infantil. A metodologia envolveu aplicação de questionário de interesses aos estudantes e construção de perfil temático na rede social Instagram. A análise dos resultados do questionário evidenciou como tema prioritário a Epistemologia Genética, e a circulação de informações em grupos de WhatsApp. Foram construídos posts sobre três dimensões da teoria piagetiana: equilibração e adaptação; socialização e construção do pensamento; implicações da educação infantil para o desenvolvimento moral. Os links para estes materiais foram difundidos entre os discentes no WhatsApp. Conclui-se que a atividade de monitoria, tendo por suporte as TICs, contribui para a formação de monitores e estudantes em relação ao conteúdo teórico e à produção de materiais didáticos.  

Biografia do Autor

Shirley de Lima Ferreira Arantes, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Professora de Psicologia da Educação no Departamento de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/Unidade Ibirité). Doutora em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pelo Programa EICOS do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduação em Formação de Psicólogo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).  

Aline Regina Maia Passos , Universidade do Estado de Minas Gerais

Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UEMG/Unidade Ibirité. 

Anágnia Flóis Gomes, Universidade do Estado de Minas Gerais

Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UEMG/Unidade Ibirité. 

Margareth Apolinária Ferreira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UEMG/Unidade Ibirité. 

Publicado

2023-03-16

Edição

Seção

Relatos de Experiências