CRIAÇÃO DO LABMALETA POR MEIO DO DESIGN THINKING: PROPOSTA PARA O ENSINO INVESTIGATIVO

Autores

  • Charles Bruno da Silva Melo Universidade Franciscana
  • Eduardo Felipe Reckziegel Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
  • Liane Mahlmann Kipper Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
  • Carla Moraes Rodrigues

Palavras-chave:

Design Thinking. Dimensão Investigativa. LabMaleta. Ensino.

Resumo

Os projetos de design em educação devem envolver tarefas necessárias ao desenvolvimento do ensino e sua dimensão investigativa, em especial no ensino de Física, porém a realidade nas escolas apresenta a necessidade de repensar ambientes para este desenvolvimento.  O intuito do trabalho foi utilizar o Design Thinking para o desenvolvimento de um laboratório para ensino de Física adequado às demandas reais. Desse modo foi realizado um estudo teórico-metodológico sobre a dimensão investigativa no ensino de Física e o Design Thinking. Com os resultados obtidos, pode-se constatar que as grandes dificuldades estavam relacionadas a ausência de espaço físico nas escolas e conexão com a internet. A partir disso, foi criado um laboratório para ensino de Física adequado a essas demandas, o LabMaleta, sendo que os professores do Ensino Médio terão praticidade e uma possibilidade de baixo custo na sua confecção, promovendo o desenvolvimento de habilidades específicas da área das Ciências da Natureza.

Publicado

2023-03-16

Edição

Seção

Artigos