FORMAÇÃO DE EDUCADORES NO CONTEXTO INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO MÉDIO NO VIÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTEÚDO E FORMA DE UM CURSO EM EAD

Autores

  • Silvia Cristina de Souza Trajano Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Alexandre Maia do Bomfim Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-5617-2229

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Educação a Distância, Ensino Médio, Formação de Educadores, Ensino e extensão

Resumo

O objetivo do trabalho é apresentar as narrativas do conteúdo e a forma do curso de extensão de formação de Educadores, a partir da Educação Ambiental e seus temas transversais, articulados ao contexto socioambiental para o Ensino Médio, apoiada nas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, na modalidade EaD. A metodologia parte do recorte de um dos capítulos da tese do doutorado profissional em ensino de Ciências, que tratou sobre dada temática, entre outras, com o propósito de desenvolvimento de um site consolidador de outros produtos educacionais, além do presente curso, tema deste artigo. Como resultado, tecemos algumas análises dos dados coletados junto aos cursistas e demais membros proponentes do curso, concluímos com nossas percepções em diálogo com o contexto social dos cursistas, a luz da teoria apresentada ao mesmo tempo em que articuladas com as práticas no campo da pesquisa.

Biografia do Autor

Alexandre Maia do Bomfim, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Pós-doutor em Educação pela PPGE - UFPE. Doutor em Ciências Humanas-Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007). Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências - PROPEC (IFRJ). Professor da Pós-graduação Lato Sensu em Educação de Jovens e Adultos (IFRJ). Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2001). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1996). PROFESSOR ASSOCIADO IV em SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ. Pesquisador na área de Trabalho e Educação, Educação Ambiental. Conselheiro do Conselho Acadêmico de Ensino de Graduação (CAEG) do IFRJ 2020-2022. Conselheiro do Conselho Acadêmico de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (CAPOG) do IFRJ 2022-2024. Membro do Comitê Científico do GT 09 (Trabalho e Educação) da Anped. Participante de Conselhos Científicos de periódicos. Idealizador e narrador do quadro de podcasts "Ainda dá tempo, mas..." referente às Questões de Meio Ambiente e Humano. Líder do Grupo de Pesquisa em Trabalho-Educação e Educação Ambiental (GPTEEA).

Publicado

2025-12-03