IMPACTOS DO REANP NA ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES
um estudo de caso em escolas estaduais do município de Nanuque, Minas Gerais
Palavras-chave:
Processo de Alfabetização, REANP, Pandemia da Covid-19, ImpactosResumo
Com a implementação do REANP, durante o período de isolamento social, decorrente da pandemia de COVID-19, novo formato de ensino, novas práticas, metodologias e canais de interação foram organizados pelas escolas em função da continuidade do processo educativo. Dessa forma, as práticas de leitura e escrita sofreram interferências. Assim, neste artigo identificamos os impactos produzidos pelo REANP na alfabetização de crianças do 2º ano do Ensino Fundamental das Escolas da Rede Pública Estadual do município de Nanuque (MG). O artigo fundamenta-se a partir das teorias de Soares (2004), Ferreiro (1985), dentre outros pesquisadores, e também em documentos normativos e orientadores pertinentes. A metodologia foi realizada com base nas abordagens qualitativa e quantitativa, e buscou relacionar a produção inerente à revisão bibliográfica aos dados produzidos no trabalho de campo, realizado por meio do procedimento de análise documental - que se constituiu a partir dos resultados da avaliação externa PROALFA e dados dos Conselhos de Classe de cada uma das quatro escolas participantes. Por meio deste estudo, podemos evidenciar que o REANP gerou impactos negativos no processo de alfabetização das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental das Escolas Estaduais de Nanuque (MG), conforme apontaram os resultados do PROALFA e os dados do Conselho de Classe. Além disso, verificamos que, com a retomada às atividades presenciais, tivemos indícios de melhoria no rendimento dos estudantes, o que nos permitiu refletir sobre a importância do acompanhamento presencial do professor nesse processo educativo.