O USO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR TUTU NO MUNICÍPIO DE CRISTÁLIA-MG

Autores

  • Carlos Santos Reis Gomes Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Patrick Alves Vizzotto Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Palavras-chave:

Tecnologias digitais da informação e comunicação, Ensino-aprendizagem, Práticas pedagógicas

Resumo

As tecnologias estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, principalmente as tecnologias digitais da informação e comunicação. E devido a este mundo contemporâneo dos computadores, smartphones e tablets que as crianças têm acesso desde cedo, não tem como dissociar as tecnologias da educação. Por este motivo o objetivo deste estudo foi investigar como é o uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem na Escola Estadual Professor Tutu no município de Cristália-MG e buscar responder o seu problema de pesquisa que é “Quais são e como são utilizadas as tecnologias de ensino-aprendizagem na Escola Estadual Professor Tutu?”. Para desenvolver os estudos foi usado como metodologia a pesquisa qualitativa de caráter documental, onde diversos autores contribuíram para fundamentação da temática abordada, e compreender a presença das tecnologias digitais da informação e comunicação nas práticas pedagógicas dos professores e o que elas podem favorecer no processo de ensino-aprendizagem. Em resposta ao problema desta pesquisa, observou-se que a escola possui na sua infraestrutura televisores modernos com acesso à internet na sala de aula e na sala de reunião como ferramenta auxiliar para o ensino-aprendizagem, conta também com laboratório de informática com todos computadores conectados à internet e um projeto político pedagógico que enfatiza a importância do uso das tecnologias nas práticas pedagógicas e a formação inicial e continuada dos professores para a sua utilização.

Publicado

2025-12-03