ANALISANDO A EVASÃO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA A PARTIR DOS SENTIMENTOS DOS DISCENTES REGULARES INVESTIGADOS
Palavras-chave:
Evasão. Sentimentos. Licenciatura em Matemática. Modalidade a Distância.Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar os sentimentos explicitados por alunos regulares de um curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância, acerca dos fatores que influenciam a permanência ou evasão no referido curso. Para tanto, foram analisadas respostas a uma questão de um questionário eletrônico aplicado aos alunos regulares da DEAD/UFVJM. Os sentimentos explicitados foram organizados em duas categorias: sentimentos que não denotam bem-estar e sentimentos que denotam bem-estar. Na primeira categoria destacamos os sentimentos de impotência, desmotivação e solidão. Na segunda categoria os sentimentos de pertencimento, realização e orgulho. Como considerações finais destaca-se que observamos a transformação do sentimento de isolamento/solidão, advindos, em grande parte, ao enraizamento à “cultura do presencial” em sentimento de autonomia e pertencimento, promovendo a adaptação e revelando-se como um fator positivo no sentido de favorecer a permanência no curso