AUTOMAÇÃO COM ARDUINO UNO R3 NO CULTIVO HIDROPÔNICO DE ALFACE (Lactuca sativa L.): UMA PROPOSTA

Autores

  • CRISLANE DE SOUZA SANTOS Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Deivid Vinicius Barbosa dos Santos

Palavras-chave:

Arduíno. Cultivo Hidropônico. Ensino de Física.

Resumo

As aulas de Física sempre apresentaram desafios, incluindo falta de motivação dos estudantes, carga horária limitada, poucas aulas práticas, escassez de professores qualificados, foco excessivo na memorização de fórmulas, falta de aplicação prática, falta de interdisciplinaridade e desafios no uso das tecnologias. Para melhorar o Ensino de Física, é essencial tornar as aulas mais motivadoras, práticas e contextualizadas, enfatizando a compreensão profunda dos conceitos, sua relevância na vida cotidiana e interações com outras disciplinas. A disciplina de Física deve ser vista como uma oportunidade de promover habilidades científicas e tecnológicas, incluindo modelagem, argumentação baseada em evidências, validação e comunicação de resultados. Essa abordagem deve ser enriquecida com o uso extensivo de tecnologias de informação e comunicação, como simulações e modelagens computacionais, além de laboratórios digitais e físicos. Dessa forma, a Física pode ser ensinada de maneira mais contextualizada, aplicando-a a situações do mundo real e preparando os estudantes para o exercício da cidadania. Diante desse contexto, o presente trabalho visou propor uma prática pedagógica com estudantes do Ensino Médio da EEEFM Ecoporanga, por meio da realização de um experimento multidisciplinar, o qual constitui na implantação do cultivo hidropônico da alface (Lactuca sativa L.) utilizando um sistema de monitoramento por microcontrolador Arduíno Uno R3, a fim de coletar dados como temperatura, umidade do ar, vazão da água, condutividade elétrica da água e pH. Para tal, foi incorporado um sistema de controle automatizado utilizando Arduíno Uno R3, que regulou a temperatura, pH e a umidade do sistema de cultivo, visando proporcionar aos estudantes uma experiência única de aprendizado que uniu a ciência, a tecnologia e a sustentabilidade, além de melhorar os resultados das avaliações externas para as disciplinas da área de Ciência da Natureza.

 

Publicado

2025-12-03