EXPERIMENTAÇÃO LÚDICA: FÍSICO-QUÍMICA EM UM CONTEXTO REMOTO
Palavras-chave:
Físico-Química, Lúdico, Interatividade, Ciências, Ensino RemotoResumo
O processo de ensino deve sofrer revisões constantes, especialmente diante de um cenário adverso como o de uma pandemia. No ensino da físico-química, nota-se discentes com dificuldade em assimilar conteúdos, possivelmente pela falta de aplicações teórico experimental. Objetivando aproximar a experimentação em um contexto de isolamento social, apresentou-se práticas de fácil compreensão, baixo custo e simples replicação. Através de encontros virtuais, explicou-se conteúdos teóricos e vídeos de aulas práticas previamente gravados. Foram utilizados recursos interativos a citar: Slido, Kahoot, Podcast, Nuggets, Gifs, memes, Google Forms e WhatsApp. Constatou-se que o experimento favorito dos alunos foi o de caráter mais visual das aplicações teórico-práticas e 100% afirmaram que as aplicações ajudaram na compreensão do conteúdo. O principal propósito da ação foi apresentar aos alunos uma abordagem mais dinâmica e atrativa de ensino-aprendizagem.