DESIGN INSTRUCIONAL DO CURSO DE EXTENSÃO “QUÍMICA NO COTIDIANO”

Autores

  • Everton Luiz de Paula

Palavras-chave:

Educação Aberta e a Distância, Planejamento, Design Instrucional

Resumo

O presente trabalho relata a utilização de recursos de Designer Instrucional (DI) na  elaboração de um curso a ser desenvolvido por meio da Educação Aberta e a  Distância (EaD)  para estudantes recém licenciados e professores em atuação na rede pública da  disciplina Química. Como o objetivo do curso é discutir e debater temas pertinentes  e atuais dessa disciplina, ele foi denominado por "Química no Cotidiano" sendo a  escolha justificada pela inexistência de iniciativas como essa em instituições  públicas de Ensino Superior brasileiras. A metodologia do trabalho consistiu na  utilização de três diferentes recursos de DI: mapa de atividades, matriz de Design  Instrucional e Storyboard, todos relevantes para o DI desde o momento da  concepção até a avaliação do curso. O mapa de atividades permite ao DI e sua  equipe ter uma ideia de todas as atividades e recursos que serão utilizados no  curso. Já a matriz de DI permite uma melhor compreensão de atividades mais  complexas ocorridas durante o curso, enquanto que o Storyboard permite  compreender visualmente a sequência de ações que deve acontecer em um recurso  multimídia presente no curso. Por meio desse trabalho foi possível constatar que o  DI é um profissional importante para a concepção de cursos em EaD. Sua atuação  ocorre em diferentes áreas e supracitados recursos permitem uma melhor  organização das atividades, propiciando uma interface mais agradável para o  estudante e auxiliando no processo de ensino e aprendizagem. Destaca-se ainda que  os recursos utilizados proporcionam uma visão ampla do que está sendo  desenvolvido e por isso os erros ocorridos no processo são facilmente resolvidos.

Publicado

2022-02-02

Edição

Seção

Relatos de Experiências