DESIGN INSTRUCIONAL DO CURSO DE EXTENSÃO “QUÍMICA NO COTIDIANO”
Palavras-chave:
Educação Aberta e a Distância, Planejamento, Design InstrucionalResumo
O presente trabalho relata a utilização de recursos de Designer Instrucional (DI) na elaboração de um curso a ser desenvolvido por meio da Educação Aberta e a Distância (EaD) para estudantes recém licenciados e professores em atuação na rede pública da disciplina Química. Como o objetivo do curso é discutir e debater temas pertinentes e atuais dessa disciplina, ele foi denominado por "Química no Cotidiano" sendo a escolha justificada pela inexistência de iniciativas como essa em instituições públicas de Ensino Superior brasileiras. A metodologia do trabalho consistiu na utilização de três diferentes recursos de DI: mapa de atividades, matriz de Design Instrucional e Storyboard, todos relevantes para o DI desde o momento da concepção até a avaliação do curso. O mapa de atividades permite ao DI e sua equipe ter uma ideia de todas as atividades e recursos que serão utilizados no curso. Já a matriz de DI permite uma melhor compreensão de atividades mais complexas ocorridas durante o curso, enquanto que o Storyboard permite compreender visualmente a sequência de ações que deve acontecer em um recurso multimídia presente no curso. Por meio desse trabalho foi possível constatar que o DI é um profissional importante para a concepção de cursos em EaD. Sua atuação ocorre em diferentes áreas e supracitados recursos permitem uma melhor organização das atividades, propiciando uma interface mais agradável para o estudante e auxiliando no processo de ensino e aprendizagem. Destaca-se ainda que os recursos utilizados proporcionam uma visão ampla do que está sendo desenvolvido e por isso os erros ocorridos no processo são facilmente resolvidos.