AS IMPLICAÇÕES DA INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CURRÍCULO ESCOLAR
Palavras-chave:
TIC´s. Currículo escolar. Práticas pedagógicas.Resumo
No cenário de pandemia da Covid-19, em período de isolamento social, os recursos tecnológicos tornaram-se fundamentalmente as únicas possibilidades para que educandos se mantivessem conectados à escola. Esse momento alargou o debate sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação: o uso de videochamadas, produção de canais no Youtube, fóruns temáticos, chats, grupos de estudo via Zoom ou Google Meet e perfis de produção de conteúdo no Instagram e Facebook. Dessa forma, o uso das tecnologias e mídias voltaram-se para o contexto educacional com finalidade pedagógica. Diante do exposto, o presente trabalho tem como objetivo ampliar o debate sobre a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s) e os embates acerca de sua inclusão no currículo escolar. Alinhando-se ao objetivo apresentado neste trabalho, o delineamento metodológico integrou a técnica Revisão Bibliográfica na tentativa de compreender, a partir de textos acadêmicos já escritos sobre o assunto, a importância e os embates das novas tecnologias no currículo escolar. Na plataforma Google Acadêmico, foi realizada a busca e a seleção de 10 artigos que cruzavam com o objetivo deste trabalho. Três categorias, pré-analíticas, foram criadas e consistiram nas três seções do desenvolvimento: “importância das TICs”, “as TICS e o currículo escolar” e “as TICs e as interações”. Em consonância com os autores dos textos selecionados, este artigo manifesta a ideia de que há um desafio para além do manuseio dos recursos tecnológicos e midiáticos. O desafio que enfrenta a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação no currículo escolar é o de articular o uso desses recursos com os conteúdos a fim de construir o conhecimento o que prescinde, ainda, da disposição dos profissionais da educação – docente, gestor e coordenador escolar – para que isso ocorra.