UM RETRATO DA PANDEMIA: LEGISLAÇÕES EDUCACIONAIS DE ENFRENTAMENTO DA COVID–19 NA REDE ESTADUAL DO ESPÍRITO SANTO
Palavras-chave:
Pandemia. Legislações. Educação Básica. Público-alvo da educação especial.Resumo
Este estudo objetiva mostrar as legislações educacionais de enfrentamento durante a pandemia causada pelo COVID-19. Apresentando um recorte da pesquisa da dissertação de Mestrado na Educação Básica, este estudo usou de análise documental e buscou transparecer os movimentos educacionais da rede estadual de ensino do estado do Espírito Santo, seguindo também documentos oriundos do Ministério da Saúde, da Educação e da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo. Com a chegada do novo coronavírus no território brasileiro, os órgãos governamentais passaram a orientar procedimentos quanto à diminuição da proliferação do vírus, fechando as unidades de ensino e iniciando as estratégias de ensino remoto para todos os estudantes que estavam em sistema de quarentena. Os estudantes público-alvo da educação especial matriculados na rede estadual também participaram das mesmas legislações estabelecidas pelos órgãos responsáveis. As estratégias da permanência do ensino, mesmo de forma remota, não beneficiaram a todos, pois as metodologias – que em sua maioria requeriam equipamentos tecnológicos e internet – não alcançaram o menos favorecidos financeiramente, assim também os estudantes com deficiência que necessitam de acessibilidade.