PROPOSTA METODOLÓGICA PARA INSERÇÃO DE ATIVIDADES GAMIFICADAS NO ENSINO COM O USO DE JOGOS DIGITAIS.

Autores

  • Carolyne Amélia Assis Ávila INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS
  • Paulo César de Resende Andrade da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina, MG, Brasil.

Palavras-chave:

Educação Gamificada, Gamificação, Metodologias Ativas, Minecraft, TDIC

Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma proposta metodológica obtida como resultado parcial da pesquisa de mestrado intitulada “As potencialidades do uso dos jogos como recursos pedagógicos no ensino nos cursos de nível Técnico Integrado e Superior” no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada, que visa aplicar uma atividade gamificada para aprendizagem de conceitos da construção civil nos cursos Técnico Integrado em Edificações e Bacharelado em Engenharia Civil, campus Governador Valadares. Os resultados parciais aqui apresentados foram obtidos através de pesquisa bibliográfica e documental. Considera-se que esta proposta metodológica poderá servir de suporte e modelo para aplicação de atividades gamificadas na mesma área de conhecimento ou em outras áreas, nos diferentes níveis de ensino, e ainda, utilizando o mesmo ou outros jogos.

Publicado

2023-03-16

Edição

Seção

Artigos