FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE EAD

Autores

Palavras-chave:

Matemática. Educação Matemática. Formação de Professor. Educação a Distância.

Resumo

Diante do expressivo crescimento do número de acadêmicos no Ensino Superior, sobretudo na modalidade de Educação a Distância (EaD), a partir da década de 1990, faz-se necessário investigar produções científicas acerca da formação de professores de Matemática na modalidade EaD, sob a ótica de autores que discutem a temática. Nesse sentido, realizou-se uma revisão sistemática de literatura, por meio de pesquisas em dois bancos de dados: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A delimitação temporal para a pesquisa compreende os anos de 2006 a 2020. Como resultado, foram encontrados oito (8) trabalhos, sendo quatro (4) dissertações de mestrado e quatro (4) teses de doutorado. Os estudos apresentam teorias acerca da formação de professores de Matemática pela EaD, bem como seus desafios e oportunidades. Foi possível concluir a partir deste estudo que esta modalidade de ensino se configura como mais uma oportunidade para acesso ao Ensino Superior, não sendo a única, e que, apesar de seus desafios, apresenta muitas possibilidades para a formação do professor de Matemática.

Biografia do Autor

SHIRLEY PATRICIA NOGUEIRA DE CASTRO E ALMEIDA, Unimontes

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

KÁTIA CRISTINA LIMA SANTANA, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

Publicado

2024-01-30

Edição

Seção

Artigos Convidados