ESTRATÉGIAS PARA A DIMINUIÇÃO DA DISPERSÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

Autores

Palavras-chave:

Ensino Médio, Tecnologias Educacionais, Estratégias de Ensino, Pandemia COVID-19

Resumo

O uso das tecnologias no período da pandemia da Covid-19 mostrou possibilidades de adaptação e inovação no contexto educacional em todo o mundo. O presente artigo busca apresentar aos profissionais da educação possibilidades e estratégias tecnológicas educacionais para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Ensino Médio após o período pandêmico e versa sobre metodologias e técnicas que podem ser eficazes para despertar o interesse dos alunos no processo de busca pelo conhecimento, podendo contribuir para o crescimento acadêmico e profissional desse público. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica na plataforma digital Google Scholar. Nesse sentido, a pesquisa mostra que o uso permanente das tecnologias digitais no cotidiano escolar pode oferecer aos estudantes uma aprendizagem dinâmica e eficaz.

Biografia do Autor

Glauciene Soares de Faria, Universidade Federal dos Vales do Jequetinhonha e Mucuri -UFVJM

Especialista em Docência, Práticas de Ensino e Tecnologia Educacional pela Universidade Federal dos Vales do Jequetinhonha e Mucuri -UFVJM e Licenciada em Pedagogia pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais-IFNMG

Neliane Alves de Freitas, UFVJM

Graduada em Licenciatura em Informática pelo Instituto Federal do Amapá-IFAP, durante a formação acadêmica atuei como bolsista no Programa de Bolsa a Iniciação à Docência-PIBID/CAPES no qual realizei pesquisas na linha de Valorização das Culturas Tradicionais: seus saberes, linguagens e tecnologias como inclusão nas escolas estaduais de Macapá. Assim como no Grupo de Pesquisa Tecnologias Educacionais-GTE/IFAP atuando no desenvolvimento de atividades de pesquisas propondo novas metodologias de ensino com o uso de tecnologias. Bem como a investigação das contribuições do PIBID/IFAP na formação docente dos egressos do curso de Licenciatura em Informática ? IFAP. Sou Pós-Graduada em Informática na Educação pelo IFAP no qual pesquisei sobre a Gamificação como metodologia ativa no ensino de história do Amapá. Atualmente, sou mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGED/UNIFAP, com o estudo assentado na Linha de Pesquisa de Educação, Culturas e Diversidades e integro o Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Intervenção em Corporeidade, Artes, Cultura e Relações Étnico-Raciais com Ênfase em Educação Quilombola-GEPEI.

Publicado

2024-01-30

Edição

Seção

Artigos