FORMAÇÃO CONTINUADA: A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS VISTAS PELO OLHAR DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Vera Lúcia Duarte Ferreira Universidade Federal do Pampa
  • Denice Aparecida Fontana Nisxota Menegais Universidade Federal do Pampa
  • Daiane da Silva Fagundes Universidade Federal do Pampa
  • Cintia Helena Flesch Universidade Federa de Santa Maria

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Formação continuada de professores, Educação básica

Resumo

O presente artigo tem como objetivo realizar a análise de um curso de formação continuada para professores de Matemática da educação básica no que tange a inserção de tecnologias digitais em suas  práticas pedagógicas, levando em consideração o impacto das tecnologias  digitais na sociedade e educação, especialmente frente à nova realidade de ensino remoto surgida com o evento da pandemias da COVID-19. Durante o curso foram exploradas várias ferramentas digitais que simulavam a utilização de quadros branco - aplicativos do tipo whiteBoard (Open Board, Jamboard, EquatIO, etc), softwares de Geometria Dinâmica tipo GeoGebra, sistemas de videoconferência (Stream Yard, Youtube, Google Meet, ), apps de smartphone. A metodologia adotada foi a de pesquisa qualitativa com características de  estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários (um inicial e outro no final) e as atividades assíncronas, as quais  geraram os dados discutidos neste artigo. Em decorrência da análise dos dados,  percebeu-se que houve um aprimoramento dos conhecimentos dos professores participantes do curso de formação. Assim, é  possível observar que o curso promoveu mudanças de paradigmas na prática docente, mudanças essas que estão diretamente ligadas ao fomento da utilização das tecnologias digitais como uma nova maneira de auxiliar na prática pedagógica no contexto da Covid-19. 

Biografia do Autor

Denice Aparecida Fontana Nisxota Menegais , Universidade Federal do Pampa

Doutora em Informática na Educação, Professora do Curso de Matemática-Licenciatura

Publicado

2024-01-30

Edição

Seção

Relatos de Experiências