O OLHAR DOCENTE SOBRE OS IMPACTOS DA PREVALÊNCIA DO ENSINO HÍBRIDO NO ENSINO SUPERIOR E O PROCESSO FORMATIVO NO CONTEXTO DA PANDEMIA SARS-CoV 2

Autores

Palavras-chave:

Ensino híbrido/remoto. , Metodologias de ensino. , Trabalho docente. , Processo de ensino e aprendizagem.

Resumo

A finalidade a ser discutida na proposta deste trabalho é direcionada à prevalência do ensino híbrido no contexto da formação humana e que se verificou em diferentes instituições de ensino superior, a partir do fenômeno pandêmico que afetou a humanidade nos anos de 2020 e 2021, alterando estruturas e rotinas de trabalho estabelecidas. O fenômeno pandêmico, ainda, produziu a necessidade de remodelar processos educativos, exigindo uma resposta imediata e emergencial dessas instituições em substituição ao modelo presencial ora praticado. Ao ter ciência das adequações e os redirecionamentos no campo do ensino e da aprendizagem, reconhece-se que o fenômeno pandêmico desestabilizou a maneira de atuação no âmbito da formação efetivada no ensino superior, por esse motivo, faz-se necessário indagar se as alternativas metodológicas de ensino propostas pelos docentes, corresponderam significativamente ao objetivo desenhado; e se é possível identificar impactos efetivos no campo da aprendizagem situado no ensino superior? A indagação tem natureza reflexiva e não taxativa, visto que se tem a intenção de extrair possíveis contribuições e ou lacunas no processo de transição experenciado por docentes entre os modelos de ensino. Para tal, analisa-se os reflexos dessa transição efetivada e que afetou a prática docente de uma maneira geral, diante de sua resposta à demanda gerada. Conta-se com a pesquisa bibliográfica e exploratória, tendo em vista que se parte do inesperado e da experiência situada em um loco específico. Considera-se que a transição sinalizou para outras questões associadas ao ensino ofertado e aos rearranjos e inovações que se fazem necessárias na oferta e no trabalho educativo desenvolvido, bem como, no ato de repensar sobre a formação e as novas exigências decorrentes deste cenário social desafiador e ao mesmo tempo resiliente.

Publicado

2024-01-30

Edição

Seção

Artigos Convidados