FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE EAD
Palavras-chave:
Matemática. Educação Matemática. Formação de Professor. Educação a Distância.Resumo
Diante do expressivo crescimento do número de acadêmicos no Ensino Superior, sobretudo na modalidade de Educação a Distância (EaD), a partir da década de 1990, faz-se necessário investigar produções científicas acerca da formação de professores de Matemática na modalidade EaD, sob a ótica de autores que discutem a temática. Nesse sentido, realizou-se uma revisão sistemática de literatura, por meio de pesquisas em dois bancos de dados: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A delimitação temporal para a pesquisa compreende os anos de 2006 a 2020. Como resultado, foram encontrados oito (8) trabalhos, sendo quatro (4) dissertações de mestrado e quatro (4) teses de doutorado. Os estudos apresentam teorias acerca da formação de professores de Matemática pela EaD, bem como seus desafios e oportunidades. Foi possível concluir a partir deste estudo que esta modalidade de ensino se configura como mais uma oportunidade para acesso ao Ensino Superior, não sendo a única, e que, apesar de seus desafios, apresenta muitas possibilidades para a formação do professor de Matemática.