FORMAÇÃO CONTINUADA: A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS VISTAS PELO OLHAR DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Palavras-chave:
Tecnologias digitais, Formação continuada de professores, Educação básicaResumo
O presente artigo tem como objetivo realizar a análise de um curso de formação continuada para professores de Matemática da educação básica no que tange a inserção de tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas, levando em consideração o impacto das tecnologias digitais na sociedade e educação, especialmente frente à nova realidade de ensino remoto surgida com o evento da pandemias da COVID-19. Durante o curso foram exploradas várias ferramentas digitais que simulavam a utilização de quadros branco - aplicativos do tipo whiteBoard (Open Board, Jamboard, EquatIO, etc), softwares de Geometria Dinâmica tipo GeoGebra, sistemas de videoconferência (Stream Yard, Youtube, Google Meet, ), apps de smartphone. A metodologia adotada foi a de pesquisa qualitativa com características de estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários (um inicial e outro no final) e as atividades assíncronas, as quais geraram os dados discutidos neste artigo. Em decorrência da análise dos dados, percebeu-se que houve um aprimoramento dos conhecimentos dos professores participantes do curso de formação. Assim, é possível observar que o curso promoveu mudanças de paradigmas na prática docente, mudanças essas que estão diretamente ligadas ao fomento da utilização das tecnologias digitais como uma nova maneira de auxiliar na prática pedagógica no contexto da Covid-19.